As Profas. Marinalva e Edivania. Iniciamos a aula com um texto que trazia uma figura do computador, aproveitamos o momento da Roda de Conversa para dá introdução ao conteúdo no qual íamos trabalhar. Perguntamos a eles quem tinha computador em casa? Doze crianças levantaram as mãos, todos queriam falar ao mesmo tempo. Explicamos que iriamos fazer uma visita na sala dos computadores da escola, eles ficaram eufóricos. Aproveitamos a oportunidade para trabalhar a Produção de Escrita do Nome Próprio de forma diferente e enfatizamos que podemos escrever de outras formas sem o uso do lápis. Segundo a Revista Pátio (N°28, Pg.11, Ano 2011) O nível de participação e espaço de ação que a criança tem para exprimir as suas idéias, tomar decisões e encontrar resposta aos problemas de forma criativa é um aspecto essencial, que realça de modo particular o grau de participação, ação, decisão e controle que os programas de computador e outros materiais tecnológicos permitem. Ao chegamos à sala dos computadores todos queriam ir ao mesmo tempo, tentamos acalmar as crianças e lembramos os combinados feitos em sala. Chamamos em duplas e selecionamos para que a digitação saíssem em letras grandes, alguns já identificavam as letras nas teclas porque já reconhecem o alfabeto, quando eles iam digitando os aparecimentos das letras surgiam na tela do computador e eles ficaram maravilhados. Ambos se ajudavam, Outras crianças ficaram tímidas, mas foram assim mesmo. Os equipamentos funcionaram supriram a nossas necessidades. Observei que enquanto educadoras que somos temos que propor momentos prazerosos que estimulem o aprendizado dos alunos. Conforme a revista Pátio (N°28, Pg.09, Ano 2011) Em uma sociedade tecnológica, o educador assume um papel fundamental como mediador das aprendizagens, sobretudo como modelo que é para os mais novos, adotando determinados comportamentos e atitudes em face das tecnologias. O educador deverá assumir-se com conhecimento e critério, analisando cuidadosamente os materiais que coloca à disposição das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário