Lucas do Rio Verde 27 de Setembro de 2011.
Área – Natureza e Sociedade / Artes Visuais
Conteúdos - Elementos da Natureza – “Água”
Objetivos –
· Adquirir hábitos de economizar energia com pequenas ações diária.
· Prevenir contra acidentes com a energia elétrica
Estratégias:
· Roda de conversa sobre o que é energia e da onde ela surge.
· Mostrar o Portfólio para crianças sobre a energia do PROCEL.
· Assistir o filme: A casa dos desligados/ DVD da Quica: De onde vem a energia?
· Fazer o Registro Pictográfico
Registro reflexivo:
De onde vem à energia elétrica que utilizamos todos os dias?
Como a energia chega até a casa de cada família?
Através da roda de conversa e com essas indagações perguntei as crianças e elas ficaram pensativas, depois todos queriam falar ao mesmo tempo. Elas apontavam para lâmpada e diziam que era de lá que vinha a energia. Expliquei que em relação ao sistema que abastece as residências, a energia chega pela rede elétrica instalada, que, por sua vez está ligada a subestações e às usinas geradoras. Expliquei que como a energia gerada não pode ser armazenada, é preciso evitar gastos desnecessários, como deixar lâmpadas e aparelhos ligados na ausência de pessoas. O mesmo vale para banhos demorados e uso excessivo de torneiras elétricas, que consomem muita água e energia. Expliquei também que a economia de energia contribui para reduzir a pressão sobre os recursos naturais, em especial na instalação de novas usinas hidrelétricas além das perdas financeiras para o país, o desperdício de energia também contribui para o aquecimento global e é causador de profundos impactos sociais e ambientais. Quanto mais necessitarmos de energia, mais usinas geradoras precisarão ser construídas e mais poços de petróleo terão de ser perfurados. Para ficarem no exemplo das hidrelétricas, imensas áreas precisam ser inundadas, desmatadas e algumas populações são obrigadas a abandonar suas casas. Enquanto estava falando ia mostrando para elas figuras do portfólio da PROCEL que mostrava percurso da energia até chegar as nossas casas. Mostrei também que teria outra opção para economizar energia preferir, sempre que possíveis o deslocamentos a pé ou em veículos não motorizados, como a bicicleta. Também expliquei que podemos preferir o transporte coletivo ao particular, privilegiar a compra de alimentos e outros bens produzidos localmente etc. Para concluir a aula assistimos ao filme “A casa dos desligados”. De posse dessas informações, as crianças puderam preparar seu registro reflexivo de como devemos economizar energia. Aproveite para conversar com os alunos sobre a adoção do horário de verão, estipulado no Brasil e em outros países com o objetivo de poupar energia. Nossa aula foi muito proveitosa, apesar de serem crianças pequenas percebi que entenderam o conteúdo que estava sendo trabalhados, todos participaram ativamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário